A Comunicação Interna passa por um momento de “repensar”. A equipe de Recursos Humanos e a área de Comunicação veem o modelo de informação e comunicação interna desgastado, esgotado, pouco valorizado e muito centralizado no “corporate” das empresas.
O principal objetivo do programa é mudar o comportamento dos gestores frente aos desafios da moderna gestão. O líder, hoje, precisa atingir níveis objetivos, transparentes e claros em seu processo de comunicação com seus pares e liderados para alcançar novos patamares em seu negócio, isto significa entender o que é e como praticar a comunicação lateral, ascendente e descendente.
Supervisores, Coordenadores e Gerentes
O programa Líder Comunicador é baseado em 4 pilares.
Reconhecer que a organização pratica a Comunicação Interna 1.0, baseada em informação e utilizando-se de meios técnicos consagrados no século XX (jornal, revista, mural, e-mail e intranet).
Redesenhar a Comunicação Interna, levando-a ao estágio 2.0. Neste redesenho a média liderança assume os canais como instrumentos de engajamento e do desenvolvimento de causas internas, tendo como princípio central os líderes como fonte de informação, inspiração e engajamento e os veículos internos como instrumentos aliados da sua gestão.
Respeitar as peculiaridades de cada área operacional, de cada planta e de cada líder. Não é possível tratarmos de assuntos estratégicos como se estivéssemos nos comunicando com a massa. Cada grupo tem o seu ritmo de entendimento e de engajamento. A média liderança tem papel fundamental na velocidade deste entendimento. E ajudar é o nosso papel.
Participarpara transformar o ambiente interno em um ambiente de cocriação e de compartilhamento de experiências (valorização das histórias diárias de sucesso).